Clique aqui e confira  nossas dicas.

Diabetes
DIABETES
 
É provocado pela deficiência de produção ou ação da insulina, o que ocasiona aumento anormal da glicose no sangue.
A glicose é a principal fonte de energia do organismo. Contudo, quando em excesso, pode acarretar danos à saúde. Não tratada adequadamente pode causar doenças, tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
Embora ainda não haja cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida ao paciente portador.
O diagnóstico laboratorial é feito através da dosagem de glicose no sangue após jejum de 8 a 12 horas. Para o acompanhamento de pacientes diabéticos são feitos exames de glicose e hemoglobina glicosada (HbA1c), sendo que através deste último é possível estimar a glicemia média dos últimos 90 dias.

 

Saiba mais
Anemia
Saiba mais
Dislipidemias

DISLIPIDEMIAS

 
Dislipidemia, hiperlipidemia ou hiperlipoproteinemia se traduz pela presença de níveis elevados ou anormais de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue.
As anormalidades nos lipídios e lipoproteínas são extremamente comuns na população em geral. São consideradas fator de risco para doenças cardiovasculares (entre outras), devido à influência do colesterol, uma das substâncias lipídicas clinicamente mais relevantes na aterosclerose.
Algumas formas de dislipidemia podem também predispor à pancreatite aguda.
Existem dislipidemias primárias, de causa genética, e secundárias, provenientes de outros quadros patológicos, tais como o Diabetes Mellitus.
Para o diagnóstico são medidos laboratorialmente os níveis plasmáticos de colesterol total, LDL, HDL e triglicerídeos.

 Obs: Na foto à esquerda soro com aspecto normal e a direita soro com aspecto lipêmico.

 
 
COLESTEROL
 
É um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento regular. Está presente na fabricação da bílis, no metabolismo das vitaminas (é o principal precursor da vitamina D)  e nos hormônios esteróides.
O colesterol total é formado pelos colesteróis HDL, LDL e VLDL.
Níveis elevados de HDL (o chamado "colesterol bom") estão associados a baixo risco de problemas cardivasculares. Por outro lado, níveis elevados de colesterol total e LDL ("colesterol ruim")  relacionam-se a problemas cardiovasculares.
 
TRIGLICERÍDEOS
 
Triglicerídeos, ou triglicérides, são um tipo de gordura, composto por uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos graxos. Os triglicérides são a principal forma de estocagem de energia dos animais, que os acumulam no tecido adiposo na forma de gordura.
Salienta-se que não é apenas uma dieta com excesso de gordura que acarreta o aumento dos níveis de triglicerídeos. O excesso de carboidratos (especialmente açúcares) e calorias em geral também resulta no aumento da concentração de triglicerídeos.

 

Saiba mais
Rua Silveira Martins 676, Centro, Novo Hamburgo - RS
2014 - Alfa Laboratório - Todos os direitos reservados - Criação de Sites RS